População da capital bebe água contaminada
A água consumida nas residências de Porto Velho é, supostamente, potável. Embora seja tratada pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) antes de ser distribuída às moradias que têm água encanada (poucas, aliás, em relação ao total de habitações da cidade), a água acaba sendo contaminada nos locais de destino.
O problema não está nas ligações domiciliares, embora alguns canos passem sob terrenos poluídos por esgotos.O perigo ocorre quando armazenada em caixas d’água. É nessa etapa que pode ocorrer a contaminação.
O uso de caixas d´água e cisternas em Porto Velho é obrigatório porque a Caerd ao distribuir água diariamente para a mesma área. Ela alterna: dia sim, dia não.
A foto desta matéria mostra caixas d´água semi-destampadas ou sem tampa. É um fato comum em toda a cidade. Além da contaminação, a água nesses locais pode se transformar em criadouros de mosquitos transmissores da dengue.
Também as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, podem apresentar contaminação, seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição.
Algumas definições feitas por técnicos em saneamento básico: água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é conseqüência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.
Água contaminada – é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.
Os técnicos lembram que água contaminada ou poluida pode conter organismos patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ao homem, sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica.
Texto e foto: Nelson Townes - NoticiaRo.com
Permitida reprodução desde que citada a fonte.
domingo, 9 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário